A polaridade de um capacitor é normalmente indicada por marcações em seu corpo. Os capacitores eletrolíticos, que são comumente usados e são capacitores polarizados, possuem marcações claras que indicam sua polaridade. O fio mais longo ou o fio com listra geralmente indica o terminal positivo, enquanto o fio mais curto é conectado ao terminal negativo. Para capacitores eletrolíticos de montagem em superfície, uma faixa ou marcação em um lado indica o terminal negativo.
Para determinar os terminais positivo e negativo de um capacitor, você também pode procurar as marcações no próprio capacitor. Os fabricantes costumam rotular os capacitores com sinais “+” ou “-” próximos aos terminais para indicar a polaridade. Além disso, a ficha técnica do capacitor fornece informações sobre sua polaridade e orientação adequada em um circuito.
A polaridade de um capacitor é significativamente importante, especialmente para capacitores eletrolíticos. Aplicar tensão na polaridade errada pode causar danos, vazamento ou até mesmo explosão do capacitor. A orientação adequada garante que o capacitor opere dentro da faixa de tensão especificada e mantenha seu desempenho e confiabilidade ao longo do tempo.
Capacitores eletrolíticos são o tipo de capacitor marcado quanto à polaridade. Esses capacitores são projetados com uma polaridade específica e sua construção inclui um eletrólito que determina a natureza sensível à polaridade do componente. É fundamental observar e respeitar a polaridade marcada ao utilizar capacitores eletrolíticos em circuitos para evitar danos e garantir o funcionamento adequado.